domingo, 12 de fevereiro de 2017

Demarcação de terraço em nível

O terraceamento de uma propriedade rural depende de diversos fatores. O tipo de terraço quanto a função e construção também variam com as propriedades do solo.

O terraço em nível é o tipo mais comum, sua função está relacionada ao armazenamento e infiltração da água, sendo recomendado para solos bem drenados.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros criou uma animação simplificando a prática de terraceamento utilizando uma mangueira de nível de pedreiro.

Abaixo encontra-se o vídeo disponibilizado:


Também podemos construir os terraços utilizando um teodolito ou uma estação total. Para tanto devemo seguir os seguintes passos:

1° Posicionar o teodolito no terreno;

2° A partir do ponto mais alto, determinar a maior declividade na faixa a ser inicialmente trabalhada;

3° Fazer visadas de vante e ré em estacas distanciadas a + ou - 20 metros;

4° Estabelecer o EV e somar à leitura da visada de ré;

5° Para o primeiro terraço, por medida de segurança, utilizar a metade do EV;

6° Posicionar a mira falante na nova leitura e executar o nivelamento, repetindo a mesma leitura, em distâncias de 20 em 20 metros, ou mais, dependendo da topografia da área;

7° Nas extremidades do terraço diminuir 5, 10, ou 15 cm , dependendo da declividade, com o objetivo de fechar as extremidades da curva (gancho ou bigode);

8° Para o nivelamento do próximo terraço, caso não haja alteração da declividade, somar o EV ao valor da leitura com que foi demarcado o 1° terraço;

9° Corrigir os cotovelos (diferenças abruptas na direção do terraço causada pela desuniformidade do terreno);

10° Construir o terraço sob as estacas;

Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem conta do google e quer comentar basta selecionar a opção Nome/URL ou Anônimo. Obrigado pelo seu comentário! É a sua participação que incentiva a continuação desse trabalho.