sexta-feira, 24 de junho de 2011

Vídeo - Fertilizantes fosfatados

A maior produtora nacional de fertilizantes fosfatados é a Vale Fertilizantes S/A, assumindo essa posição após a aquisição da Fosfértil (Mosaic) e também os ativos de da Bunge do Brasil. A produção desses fertilizantes provém basicamente de reservas minerais superficiais (75%) de rochas sedimentares (85%) ou magmáticas (15%). Nessas rochas os minerais de fósforo geralmente presentes são as apatitas e as fosforitas, respectivamente.
           
            Os fertilizantes fosfatados mais utilizados são os superfosfatos (simples e triplo). Para a produção do superfosfato simples é necessário ácido sulfúrico. O ácido solubiliza a apatita removendo parte do cálcio presente. Essa reação aumenta o teor de fósforo no produto e produz como subproduto o gesso (sulfato de cálcio e magnésio). A reação ocorre como a simplificação abaixo:


Ca10(PO4)6F2 + 7 H2SO4 + 17 H20 à 3 Ca(H2PO4)2.H2O + 7 CaSO4.2 H2O + 2HF

Flúorapatita + ácido sulfúrico + água à superfosfato simples + gesso + ácido fluorídrico


Para a produção de superfosfato triplo é necessário ácido fosfórico que reagindo com a flúorapatita concentrará ainda mais o produto em fósforo. O processo segue como a reação abaixo:


Ca10(PO4)6F2 + 14 H3PO4 + 10 H20 à 10 Ca(H2PO4)2.H2O + 2HF

Flúorapatita + ácido fosfórico + água à superfosfato triplo + ácido fluorídrico


Da mesma forma que para a produção da uréia é necessária a exploração de gás natural, para a produção dos superfosfatos é necessária a produção de ácido sulfúrico pela indústria petroquímica. No Brasil a maior fornecedora de ácido sulfúrico para a indústria de fertilizantes fosfatados é a Petrobrás. Apesar de não entrar na reação para a produção de superfosfatos triplo o ácido sulfúrico é um produto necessário, pois é utilizado para produzir o próprio ácido fosfórico. A produção de ácido fosfórico ocorre basicamente igual a reação utilizada como exemplo para o superfosfato simples, entretanto utiliza-se maior concentração de ácido sulfúrico. A reação é como segue:

Ca10(PO4)6F2 + 10 H2SO4 + 20 H20 à 10 CaSO4.2 H2O + 2HF + 6 H3PO4

Flúorapatita + ácido sulfúrico + água à gesso + ácido fluorídrico + ácido fosfórico

            Quando se fala em concentração de fósforo nos fertilizantes fosfatados usa-se sempre a forma P2O5, assim como vocês vão escutar no vídeo. Porém, como pode ser observado nas equações a cima, na fórmula química dos superfosfatos simples e triplo não existe esse óxido. Então por que utilizamos essa forma? Essa é uma herança dos antigos químicos, aqueles que começaram a lidar com esses compostos. Eles tratavam como óxido para padronizar.



Resumo:

- Na planta participa da transferência de energia, síntese de ácidos nucléicos, glicose, respiração, síntese e estabilidade da membrana, ativação e desativação de enzimas etc.
- O P é rapidamente adsorvido ao solo quando aplicado em forma solúvel.
- A produção de fertilizantes provém de uma fonte não renovável e finita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem conta do google e quer comentar basta selecionar a opção Nome/URL ou Anônimo. Obrigado pelo seu comentário! É a sua participação que incentiva a continuação desse trabalho.