Proposta de trabalho – Prof. Dr. Cesar Crispim Vilar
Atendendo aos requisitos do edital 001/2019 DPPF, especificamente o que
trata seu Item 1.4 (c), eu, Prof. Cesar Crispim Vilar apresento meus objetivos
e metas para o quadriênio 2019-2023 como candidato ao cargo eletivo de Diretor
de Unidade Regionalizada Político-Pedagógico e Financeiro. Entendo que o
cumprimento das metas abaixo listadas não dependem exclusivamente de mim e sim
do empenho e trabalho da comunidade acadêmica (Docentes, PTES e Discentes –
DURA, FABIS e coordenações de cursos – grupos de acadêmicos organizados). Mesmo
assim, junto com toda legislação vigente, serão minhas diretrizes de trabalho,
que desejo realizar de forma coletiva.
Sendo assim, escrevo abaixo as metas para cada objetivo desta proposta
de trabalho.
1. Objetivos
e Metas
1.1.
Dar prosseguimento as ações do PEP e Congresso
Universitário;
1) Formar, participar e estimular grupo para
acompanhamento e execução de ações do Planejamento Estratégico Participativo
(PEP) no Câmpus;
2) Respeitar as decisões tomadas no 3° Congresso
Universitário da UNEMAT.
1.2.
Continuar com as obras em andamento e com os esforços
para o início de obras com recursos já aprovados;
1) Centro de Pesquisa: obtenção do termo de entrega definitivo;
2) Centro de Comunicação e Popularização da Pesquisa e da
Pós-Graduação: obtenção do
termo de entrega definitivo e aquisição de mobiliário;
3) Herbário: obtenção do termo de entrega definitivo;
4) Banco de DNA: realizar o acompanhamento e a gestão do contrato até
finalização da obra, obtenção dos termos de entrega provisório e definitivo;
5) Quatro salas de aula de emenda parlamentar (Valtenir
Pereira): Resolver as
diligências junto ao FNDE, licitar e executar a obra;
6) Quatro salas de aula dos termos de colaboração para
execução dos cursos de Direito em Nova Xavantina e Água Boa: realizar a gestão das obras junto à FAESPE;
7) Laboratório de Materiais de Construção: viabilizar a finalização da obra e sua liberação de
uso.
1.3.
Construir um plano diretor para o Câmpus e buscar
recursos para a urbanização interna, da avenida de entrada e da Fazenda
Experimental;
1) Montar comissão para elaboração do plano diretor e de
urbanização interna do Câmpus;
2) Utilizar o plano diretor para buscar recursos com o
estado, a reitoria e o munícipio para a urbanização do Câmpus;
3) Melhorar o acesso e a infraesturuta básica da Fazenda
Experimental;
4) Resgatar ou construir projetos da Câmara Municipal de
Vereadores e da Prefeitura Municipal para construção de passeio para pedestres
e ciclovia na avenida de entrada do Câmpus.
1.4.
Buscar mais recursos externos e internos para a construção
de laboratórios, salas, cobertura da quadra esportiva e para reformar a
cobertura de edificações danificada;
1) Buscar viabilizar com a reitoria recursos extras aos
já destinados para o Câmpus para cobertura da quadra e reformas em salas de
aulas e laboratórios;
2) Reformar a cobertura do anfiteatro, salas de aula e
laboratórios.
1.5.
Solicitar a doação definitiva da área atualmente
utilizada pelo Câmpus para a Superintendência do Patrimônio Público da União
(SPU);
1) Atender a todas as exigências que constam do termo
aditivo de cessão de uso da área do Câmpus pela SPU e pleitear a doação
definitiva da área.
1.6.
Planejar anualmente e coletivamente o uso dos recursos
destinados ao Câmpus;
1) Construir o Plano de Trabalho Anual (PTA)
coletivamente em reuniões gerais com a comunidade acadêmica.
1.7.
Fomentar as atividades ensino, pesquisa e extensão dos
cursos de graduação e pós-graduação, em conjunto com a Diretoria de Unidade
Regionalizada Administrativa, Faculdade de Ciências Agrárias, Biológicas e
Socias Aplicadas e as coordenações de cursos de graduação e pós-graduação;
1) Atuar ativamente nas ações e eventos dos cursos;
2) Colaborar para o desenvolvimento de processos
seletivos;
3) Melhorar a divulgação das ações e eventos institucionalizados.
1.8.
Viabilizar o uso da Fazenda Experimental do Câmpus,
com finalização da instalação do poço, construção de edificações e aquisição de
equipamentos, conforme Plano de Uso da Fazenda;
1) Construir uma estrutura básica para aulas, preparo de amostras
e análises de material de pesquisa na Fazenda Experimental;
2) Equipar essa estrutura com os equipamentos necessários
para o preparo e armazenamento de amostras vegetais.
1.9.
Buscar recursos para equipar os laboratórios e
escritórios;
1) Equipar os laboratórios e escritórios construídos e em
construção com mobiliário e equipamentos básicos de forma a viabilizar a
utilização efetiva dos espaços.
1.10. Buscar
a implementação efetiva do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
1) Implantar efetivamente a brigada de incêndio do
“Parque Municipal do Bacaba”;
2) Criar uma política de treinamento dos Docentes e PTES
para fins de segurança no trabalho e manejo de resíduos;
3) Resgatar o Comitê Gestor do “Parque Municipal do
Bacaba”.
1.11. Lutar
por concurso público para Docentes e PTES de forma a preencher as vagas
ociosas;
1) Contribuir junto a reitoria para a busca de
autorização de concurso público para as carreiras de servidores da UNEMAT.
1.12. Contribuir
para o fortalecimento dos Centros Acadêmicos, Empresas Juniores, Atléticas e
outros grupos organizados dos cursos de Graduação e Pós-graduação;
1) Convidar os grupos organizados para participar de
todas as ações do Câmpus;
2) Melhorar a divulgação nas ações e no website do
Câmpus.
1.13. Buscar
aumentar a oferta e a demanda de bolsas de inciação científica, PIBID e FOCCO;
1) Divulgar as modalidades de bolsas disponíveis nas
ações e website do Câmpus;
2) Incentivar os docentes a participar, como
orientadores, de editais para concorrência às bolsas;
3) Receber os calouros com a apresentação das modalidades
de bolsas da UNEMAT.
1.14. Trabalhar
pela manutenção e ampliação de políticas de assistência estudantil;
1) Implementar ou aumentar as ações no Câmpus de
assistência pedagógica e psicológica.
1.15. Criar
uma política de recepção e treinamento de docentes, PTES e discentes
ingressantes;
1) Criar os Manuais do Aluno, do Professor e do Técnico;
2) Criar cursos de recepção de docentes, PTES e discentes
calouros.
1.16. Criar
uma política de acompanhamento e divulgação de projetos e eventos realizados
pela comunidade acadêmica e institucionalizados;
1) Criar uma rotina de divulgação de ações
institucionalizadas, de forma automática, após aprovação pelo colegiado
regional e com autorização do responsável pela ação;
2) Criar uma rotina de divulgação de resultados ou
impactos das ações realizadas, de forma automática, após finalização da
atividade e com a autorização do responsável.
1.17. Colaborar
com instituições públicas de forma a aproximar o Câmpus da Sociedade.
1) Organizar e divulgar a participação de servidores do
Câmpus em Conselhos Municipais;
2) Participar de ações
da Prefeitura de interesse da comunidade acadêmica.
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