quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vídeo - Fertilizantes nitrogenados


A maior produtora nacional de fertilizantes nitrogenados é a Petrobras. Isso ocorre por que para a produção desse fertilizante é necessário o gás natural. Na verdade a produção nacional de fertilizantes nitrogenados é limitada pela produção de gás natural.


O gás natural é um insumo fundamental na produção artificial desses fertilizantes. Os fertilizantes nitrogenados também podem ser produzidos através da exploração de fontes minerais naturais como ocorre com o Salitre do Chile. Entretanto, o modo artificial corresponde a maior parte da produção.

A uréia (CO(NH2)2) é a principal forma produzida. A uréia foi o primeiro composto orgânico sintetizado artificialmente, o que ocorreu em 1828. A primeira síntese foi feita por FriedrichWöhler, um pedagogo e químico alemão. Para a produção da uréia são utilizados como insumos basicamente: ar atmosférico, água e gás natural.

O ar atmosférico fornece o nitrogênio, já que é composto em média por 78 % desse gás (N2). O nitrogênio do ar é muito estável, isso significa que a ligação entre os átomos de nitrogênio são difíceis de serem quebradas. Para tal quebra é necessária uma energia muito grande. Essa energia é fornecida com o aquecimento sob alta pressão. Desse modo o nitrogênio atmosférico é reduzido a amônia (NH3). A amônia reage com o gás carbônico (CO2), proveniente da queima do gás natural, produzindo uréia líquida.

 A ureia líquida é resfriada e solidifica. Graças a esse processo o ser humano conseguiu aumentar suas produtividades utilizando esse fertilizante.

Pode parecer que a produção da ureia é uma das que menos impacta o meio ambiente. Porém, devemos nos atentar ao grande consumo de energia para a quebra da molécula de N2 atmosférico e gás natural.

Atualmente a Petrobras produz cerca de 30 % de tudo o que o Brasil consome. O restante é importado principalmente da Rússia e dos Estados Unidos da América. Curta um vídeo com a apresentação sobre o tema:




Resumo:

- É o elemento que mais limita o crescimento.
- Faz parte de proteínas, ácidos nucléicos e muitos outros constituintes celulares.
- É absorvido na forma de nitrato e amônio, principalmente.
- A fixação biológica é importante fonte de N para leguminosas.
- Uréia é a principal forma de fertilizante.
- Uréia é produzida através do N2 atmosférico sob alta pressão e temperatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem conta do google e quer comentar basta selecionar a opção Nome/URL ou Anônimo. Obrigado pelo seu comentário! É a sua participação que incentiva a continuação desse trabalho.