quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Granulometria de fertilizantes

A granulometria é a caracerística física que trata do Tamanho e Forma das partículas. Essa característica é determinada através da passagem de uma massa de fertilizante em um conjunto de peneiras de diferentes diâmetros de furo, sobrepostas umas as outras. Esta característica tem sua definição em lei e aparece regulamentada no anexo I da instrução normativa do MAPA n°05 de 2007, com alterações mais recentes. Podendo ser classificado em granulado e mistura granulada, mistura de grânulos, microgranulado, pó, farelado fino, farelado e farelado grosso. Ainda existem as especificações de pastilhas, concentrado apatítico que segue as normas do anexo II da mesma instrução normativa e “produto sem especificação granulométrica” quando não atendem as especificações das classificações acima.


A granulometria pode ser característica chave na eficiência de corretivos e fertilizantes. A exemplo dos fosfatos com diferentes solubilidades, como o fosfato de rocha que podem ter sua eficiência aumentada com a redução do tamanho de sua partícula e os fosfatos acidulados que apresentam melhores resultados com a aplicação na forma de grânulos.

Abaixo pode-se encontrar alguns trabalhos realizados por acadêmicos da disciplina de Adubos e Adubação da UNEMAT-NX com o tema granulometria de fertilizantes:

Semestre 2017/02:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem conta do google e quer comentar basta selecionar a opção Nome/URL ou Anônimo. Obrigado pelo seu comentário! É a sua participação que incentiva a continuação desse trabalho.