quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Densidade de fertilizantes

 a) Densidade aparente solta

É a relação entre massa e volume de um fertilizante colocado em um recipiente com volume conhecido e com acomodação livre. Pode ser utilizado para estimar a menor densidade que o fertilizante pode apresentar ou seja o maior volume. É utilizado para evitar subdimensionamento de equipamentos, embalagens e áreas de armazenamento. A Figura 2 mostra embalagens utilizadas para armazenar 1.000 kg de fertilizantes minerais e que armazenando fertilizantes orgânicos suportam pouco mais da metade dessa massa, ocupando muito mais embalagens e espaço no galpão para a mesma massa armazenada.



b) Densidade aparente compactada

A densidade compactada ou densidade reajustada por golpes representa a máxima densidade que o fertilizante pode atingir. Utilizado para se conhecer a densidade que os fertilizantes podem atingir quando da vibração durante o transporte ou no armazenamento.

c) Densidade de partícula ou densidade real

A densidade de partícula é determinada pela divisão da massa de fertilizante pelo volume ocupado exlusivamente pelas partículas dos fertilizantes, desconsiderando então o volume dos poros. Esta medida é importante para determinar questões relacionadas à segregação ou aplicação a lanço de fertilizantes. O Quadro 4 apresenta a distância de lançamento de grânulos de fertilizantes com diferentes densidades e tamanhos de partícula.

Quadro 4. Efeito do tamanho e densidade da partícula na sua distância de lançamento por uma adubadora centrífuga

Tamanho da partícula

Densidade (kg dm-3)

 

1,0

1,5

2,0

mm

Distância de lançamento (m)

1

3,3

4,1

4,8

2

4,5

5,1

5,4

3

5,1

5,6

5,8

Fonte: Popp & Ulricch (1985) adaptado.

Com exemplo pode-se citar a densidade de partícula de diferentes fertilizantes: Ureia - 1,33; Fosfato diamônico - 1,78; e Cloreto de potássio - 1,99 kg dm-3.

Abaixo pode-se encontrar alguns trabalhos realizados por acadêmicos da disciplina de Adubos e Adubação da UNEMAT-NX com o tema densidade de fertilizantes:

Semestre 2017/02:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem conta do google e quer comentar basta selecionar a opção Nome/URL ou Anônimo. Obrigado pelo seu comentário! É a sua participação que incentiva a continuação desse trabalho.