domingo, 27 de fevereiro de 2011

Curiosidades - Filosofia da agricultura dos antigos


Os antigos egípcios acreditavam que Deus os provia de alimento e que sua vida só dependia, portanto da existência dele. Por outro lado, eles também acreditavam que Deus não existiria se eles não existissem. Para eles Deus criou o homem porque precisava dele para produzir alimento. Ou seja, Deus só conseguia prover condições para que os seres humanos produzissem e com isso se alimentassem e alimentassem a Deus.


            A alimentação de Deus era feita através de oferendas e sacrifícios. Na América os antigos acreditavam que o milho era o alimento dos Deuses. Quando eles comiam o milho o poder divino ficava concentrado em seu sangue. Uma maneira de devolver este poder a Deus era sacrificando seus iguais derramando seu sangue sobre o solo.

            Os astecas também acreditavam que as plantas só cresciam se recebessem energia divina suficiente, na forma de sangue derramado.


            Para saber mais sobre o assunto recomendo a leitura do livro: “Uma história comestível da humanidade” de Tom Standage. O livro é muito bom, trata da história da humanidade influenciada pelos alimentos.

Um comentário:

Se você não tem conta do google e quer comentar basta selecionar a opção Nome/URL ou Anônimo. Obrigado pelo seu comentário! É a sua participação que incentiva a continuação desse trabalho.