quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Consistência ou dureza dos grânulos de fertilizantes

Dureza ou consistência de um fertilizante é uma medida utilizada para fertilizantes comercializados na forma de grânulos e está relacionada a capacidade de suportar uma determinada carga sem que o grânulo se quebre, ou seja, é a Resistência à quebra ou abrasão.
Uma forma prática de se avaliar rapidamente a dureza de determinado fertilizante é a aplicação de uma pressão sob um grânulo, podendo ser ele classificado como:

Frágil à Pode ser esmagado com os dedos; Médio à Pressão do dedo contra uma superfície dura; Duro à Se sair intacto.

Ou ainda
Muito fraco à um grânulo de 2 mm não suporta pressão de 1,4 kg; Médio à um grânulo de 2 mm suporta uma pressão de 1,4 kg, mas não suporta 2,3 kg; Resistente à um grânulo de 2 mm suporta pressão de 2,3 kg.

A consistência de alguns fertilizantes pode ser observada no Quadro 1.

Quadro 1. Valor médio e faixa de variação da consistência de três fertilizantes

Fertilizante

Valor médio

Faixa de variação

kg grão-1

Nitrato de amônio

1,37

1,00 - 1,57

Fosfato monoamônico (MAP)

3,73

1,51 - 5,72

Fosfato diamônico (MAP)

2,69

1,62 - 5,35


Fonte: Ultrafértil.

Abaixo pode-se encontrar alguns trabalhos realizados por acadêmicos da disciplina de Adubos e Adubação da UNEMAT-NX com o tema consistência de fertilizantes:

Semestre 2017/02:



Um comentário:

  1. Como faço para realizar este teste com o fertilizante NPK na forma de mistura de grânulos? como devo realizar as repetições para depois rodar estatística?

    ResponderExcluir

Se você não tem conta do google e quer comentar basta selecionar a opção Nome/URL ou Anônimo. Obrigado pelo seu comentário! É a sua participação que incentiva a continuação desse trabalho.