quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Saga da Política Rural Brasileira



José era agricultor e Lucival Pereira ministro da agricultura, político de carreira. Depois de muitos anos sofrendo para conseguir aumentar sua produtividade José realiza que o problema não está em quanto produz, mas em quanto gasta para produzir e quanto recebe pela produção. Certo dia, numa palestra sobre exportações de commodities brasileiras, o destino promove um encontro entre José, dono de pequena propriedade e produtor de soja e o Deputado Federal atual Ministro da Agricultura Lucival Pereira. Ao fim da palestra proferida pelo Ministro, exaltando o crescimento das exportações e o superávit primário brasileiro naquele ano, o espaço ficou aberto a perguntas. José muito interessado e com aquela antiga dúvida não hesitou em indagar o palestrante:

- Senhor Ministro, tenho aplicado todo o conhecimento que meus pais me passaram e tudo o que aprendi durante minha vida para melhorar minha produtividade. Peço licença para falar que: durante todos esses anos utilizo as mais novas tecnologias para tentar produzir mais. Semente de variedades e híbridos de plantas melhoradas, fertilizantes, produtos para tratamento das sementes, controle de plantas daninhas e doenças, maquinários de última geração para evitar as perdas etc. Minha dúvida é muito simples, através de números nos mostrou que o Brasil está indo de vento em poupa. Gostaria de saber para onde está indo todo esse dinheiro se nem eu nem meus vizinhos estamos crescendo como o Brasil?
- Bom dia senhor José, gostaria, primeiramente, agradecê-lo pela presença e fazendo isso agradecer aos demais agricultores presentes. Gostaria também de te elogiar pelo seu trabalho, pela vontade com que os produtores brasileiros estão desenvolvendo nosso país. Senhor José, nasci e cresci em uma cidade tipicamente rural, no interior do Rio Grande do Sul. Aprendi desde pequeno que a roça concentrava pessoas boas, assim como o senhor. E continuou...
José já entediado com a conversa ficou somente prestando atenção nas qualidades da pessoa do Ministro. Percebeu logo de cara que era bom de conversa e que poderia ficar falando horas sobre qualquer assunto sem nem ao menos dizer uma só palavra. Ao término da explicação do Ministro, José havia percebido que sua pergunta não tinha sido respondida e que a platéia não tinha percebido isso.
- Senhor Ministro, me desculpe, tenho outra pergunta. Por que não existe política agrícola para proteção do produtor contra variações cambiais?
- Veja bem senhor José, fico muito feliz com sua pergunta. Como disse em meu discurso de posse vou trabalhar juntamente com a Presidência da Republica para desenvolver nosso plano de governo. Continuando sem também responder...
- Senhor Ministro, qual é a sua posição com relação ao Código Florestal, já que, nós agricultores supomos que você é a pessoa que nos deve ajudar a lutar para não pagarmos erros políticos do passado?
- Obrigado senhor José, esperava essa pergunta, já que existe esse debate hoje em nosso país. Estamos fazendo história nesse momento com a elaboração desse texto. Pelo que eu vi o texto ainda tem alguns erros de redação, que tenho certeza serão resolvidos antes do texto final e em branco continuou...
            Após meia hora e perguntas intercaladas entre José e outros presentes o tempo para questionamentos acabou. Pobre José!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem conta do google e quer comentar basta selecionar a opção Nome/URL ou Anônimo. Obrigado pelo seu comentário! É a sua participação que incentiva a continuação desse trabalho.