sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Como começar a investir na bolsa?

Começar a investir na bolsa de valores é muito simples. Nesse artigo serão apresentados os passos básicos para um investidor começar a operar, tanto no mercado a vista (ex.: ações) quanto no mercado de futuros (ex.: commodities).

            Operar, especular e investir em bolsa de valores são profissões de muitas pessoas. Porém, é possível investir e ganhar dinheiro utilizando a bolsa de valores como segunda profissão. Antes de começar a aplicar seu dinheiro no mercado financeiro é importante saber que esse investimento é uma aplicação de renda variável. Com isso, pode apresentar grandes oscilações, tanto positiva quanto negativa. O importante, é o iniciante procurar informações sobre o funcionamento do mercado, estratégias de investimento, planejamento e riscos envolvidos.

            Se você deseja obter algumas informações grátis, sobre bolsa de valores, recomendo alguns sites:


            Enquanto o investidor iniciante estiver estudando, ele pode praticar seus conhecimentos utilizando simuladores que funcionam com o preço e no tempo real da bolsa de valores. Nesses simuladores estão, inclusive, as taxas cobradas por corretoras e os impostos sobre a compra e a venda de ativos. A maior parte desses simuladores utiliza o mercado de ações. Alguns simuladores gratuitos:


            Apesar de começar a investir na bolsa parecer algo difícil, posso garantir que é muito fácil. Existem diversas formas de se investir no mercado financeiro. Todas as formas devem ser mediadas por uma corretora, que pode ser um banco. No site da BM&FBOVESPA estão listadas as corretoras cadastradas. Deve-se tomar o cuidado de conferir se a corretora que você está querendo utilizar está realmente cadastrada.

O dinheiro pode ser aplicado basicamente de três maneiras. Primeiro, através de fundos de ações, que são administrados pela corretora que cobra, para isso, uma taxa. Segundo, com a adesão a clubes de investimento, que são grupos de pessoas que investem juntos para reduzir os custos de operação e aumentar a possibilidade de retorno. Por último, diretamente pelo sistema chamado de Home Broker. O Home Broker é um sistema que funciona como o home banking, o investidor pode comprar e vender ações em casa. pela internet.

            Para começar a operar (comprar e vender) o investidor deve se encaminhar a corretora escolhida e efetuar um cadastro de investidor. Esse cadastro é rápido e tem um custo muito baixo (menos de R$ 10,00 atualmente). O cadastro é realizado para informar à bolsa de valores e a comissão brasileira de liquidação e custódia (CBLC) sobre sua entrada no mercado. Após o cadastro o investidor receberá em casa um documento confirmando e efetivando esse cadastro.

            Depois de cadastrado o investidor pode acessar o site de sua corretora e comprar ou vender ações e/ou commodities direto de casa. Algumas corretoras não permitem a operação no mercado de futuros.

            Para iniciantes é recomendável uma avaliação do perfil de investidor que se apresenta. Investidores mais agressivos podem se expor mais a riscos. De maneira geral, é recomendado que o iniciante aplique apenas uma parcela do seu capital. Começar pelo mercado de ações é sempre mais confortável, haja vista a grande quantidade de informação existente sobre esse tema e o menor capital requerido. Especulação com contratos futuros requer maior experiência e maior capital do “investidor”. Os contratos futuros apresentam uma data de vencimento e têm valores mais elevados (principalmente as commodities agrícolas). Além disso, comprando um contrato você estará comprando o que está no contrato. No caso das ações você compra parte de uma empresa.

            Procure visitar os sites citados, estude, pratique e torne-se um investidor consciente. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem conta do google e quer comentar basta selecionar a opção Nome/URL ou Anônimo. Obrigado pelo seu comentário! É a sua participação que incentiva a continuação desse trabalho.