domingo, 12 de dezembro de 2010

Saiba mais sobre bolsa de valores, mercadorias e futuros

As bolsas são entidades que oferecem condições e sistemas necessários para a realização de negociações de compra e venda de ações, derivativos de ações, títulos de renda fixa, moedas à vista, derivativos financeiros e derivativos agropecuários. Qualquer pessoa física ou jurídica pode negociar na bolsa desde tenha seu cadastro em seu sistema. O cadastro é muito simples de se realizar, basta procurar uma corretora, iniciantes geralmente utilizam corretoras de bancos onde possuem conta corrente.

Quanto maior a riqueza ou a educação financeira da população de um país maior seu investimento na bolsa. Nos EUA aproximadamente 50% da população investe na bolsa de valores e no Brasil pouco mais de 1%. A principal bolsa brasileira (BM&FBOVESPA) é resultado da fusão entre as antigas BM&F (Bolsa de mercadorias e futuros) e a BOVESPA (Bolsa de valores de São Paulo).

Figura 1. Edifício onde está instalada a principal bolsa de valores brasileira (São Paulo – SP).

O seguimento BOVESPA é responsável pelo mercado de ações (mercado à vista), tendo seu desempenho medido pelo índice IBOVESPA. É nessa bolsa que as empresas conseguem dinheiro para financiar seus investimentos, dinheiro que é obtido pela venda de parte da empresa aos investidores. Por outro lado, o seguimento BM&F é responsável por organizar e operacionalizar mercados de títulos ou contratos nas modalidades a vista ou de liquidação futura (mercado de futuros). No mercado de futuros negocia-se o compromisso de comprar ou vender certa quantidade de mercadoria a um preço e com características pré-estabelecidas por contratos. Nessa modalidade entram as commodities agrícolas (Boi Gordo, Soja, Milho, Etanol, Café Arábica, Açúcar Cristal). A maior bolsa de negociação de contratos futuros no mundo é a Chicago Mercantile Exchange – CME Group.

Tanto o mercado a vista quanto o mercado de futuros são importantes para o sucesso financeiro de profissionais ou empresas do setor agropecuário. Os produtores de commodities podem negociar sua safra antecipadamente no mercado à vista ou fazer poupança em ações ou títulos no mercado à vista. Da mesma forma, os consumidores de commodities podem proteger seus lucros fazendo contratos de compra desses produtos e também de dólar, no caso de empresas exportadoras. Essa ação é conhecida como estratégia de hedge. Pela falta de conhecimento dessa estratégia ou pelo abuso na sua utilização muitas empresas faliram na ultima crise.

            Existem diversas maneiras de se ganhar ou proteger o seu dinheiro ou o de sua empresa na bolsa, algumas delas serão tratadas em outros textos aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem conta do google e quer comentar basta selecionar a opção Nome/URL ou Anônimo. Obrigado pelo seu comentário! É a sua participação que incentiva a continuação desse trabalho.